≡ Menu

Aprenda a Sair da Zona de Conforto

saindo da zona de conforto

A zona de conforto é uma série de padrões comportamentais que desenvolvemos ao longo do tempo. Estes padrões acabam por nos deixar mais confortáveis e por isso procuramos aceitar as coisas simplesmente como estão. Por exemplo se você tem vontade de conhecer mulheres interessantes e fica apenas esperando, então significa que você já está em uma zona de conforto, e muitas vezes nem ao menos percebemos que estamos nela por pura preguiça.

Ficar na zona de conforto pode muitas vezes parecer o correto, mas ao invés de melhorar, a longo prazo isso se torna prejudicial para a sua vida, pois ao invés de crescer como pessoa, você se manterá no mesmo padrão ou em alguns casos pode até mesmo piorar. Logo o conforto neste caso é seu inimigo, pois em algum dia da sua vida você será testado e se você se não sair da zona de conforto tem grandes chances de falhar na hora de conquistar o seu objetivo, simplesmente por não ser aberto a novas experiências.

Quando você executar as dicas deste artigo pode vir a notar um certo desconforto no inicio, mas saiba que o desconforto é temporário pois possuímos uma alta capacidade de aprendizado e adaptação em nós.

  1. Determine um objetivo – Se você tem um projeto maior ou um sonho para sua vida, então motive-se e comece a trabalhar todos os dias para alcançar o seu objetivo. No começo pode até ser difícil de se motivar mas coloque na cabeça que quanto maior a dificuldade maior será a sua recompensa no final.
  1. Adquira novos conhecimentos – Comece a aprender sobre coisas que não lhe interessavam antes, pode optar por algo complexo ou mesmo as informações mais simples que aparecem nos jornais. Assim que tiver a oportunidade aplique estes conhecimentos e vai notar resultados ótimos.
  1. Inove no que puder – Procure sair de vez em quando da sua rotina nas coisas mais simples, faça algo diferente e desafiador na sua vida, entenda que a cada desafio novo suas habilidades vão aprimorando.

sair da zona de conforto

  1. Vá a lugares diferentes – Experimente frequentar lugares diferentes do seu padrão, se você é um cara que gosta de frequentar o mesmo restaurante no seu dia a dia, vá a um outro que sirva uma comida diversificada, vá a teatros e bares novos. O melhor jeito de aplicar o que está neste tópico é viajar para lugares diferentes, pois aqui você vai poder aprender sobre culturas, pessoas, e hábitos diferentes.
  1. Conheça novas pessoas – Durante o tempo livre converse com pessoas diferentes, não precisam ser necessariamente mulheres atraentes, pode ser um cobrador de ônibus, um colega de trabalho que você nunca falou, até mesmo pessoas na rua. Não precisa de assuntos prontos para poder conversar, apenas troque uma ideia e conheça sobre essa pessoa, mesmo que seja pouco vai notar que pode agregar conhecimento ao conversar com pessoas diferentes.

Na primeira vez que você desempenhar com sucesso as tarefas acima você vai ter expandido a sua zona de conforto, por isso trace novas metas para continuar a superá-las. Toda a vez que você fizer isso vai sentir aumentar o seu aprendizado e construir uma confiança cada vez mais forte.