≡ Menu

Guia Detalhado: Como Funciona o Desejo Feminino

como-funciona-o-desejo-feminino

A mulher é ainda um grande mistério para muitos homens, e por mais que o senso comum tente pregar atualmente que somos iguais em formas de agir, pensar e sentir tanto nós homens como as mulheres concordamos que temos muitas diferenças nas formas de agir (elas só não concordam que isso seja natural).

Isso fica óbvio, quando as mulheres reclamam do comportamento masculino, e quando muitas coisas que as mulheres fazem são impensáveis pra nós. E como um reflexo das mais complexas diferenças entre nós a forma como sentimos desejo também difere da forma das mulheres.

O que esse artigo pretende é explicar como funciona o desejo feminino em comparação com o nosso.

O que causa o desejo dela

Na mulher todo traço que um homem poderia ajudá-la a sobreviver em um mundo primitivo e ajudasse a procriar (e no caso dela, cuidar da prole também), então, ser escolhido por outras mulheres antes dela (pois esse geralmente era o líder), ser o líder, ser sociável, ser fiel e amigável (porque no mundo antigo e ainda hoje poderia sofrer violência doméstica ou abandonar ela gravida), força física (pra caçar), ser bem-sucedido, confiante e determinado (de novo, atribuídas ao líder) etc.

Os instintos masculinos de desejo e atração são mais voltado pra procriar e para que a mãe cuide da prole.

Já o feminino é mais voltado pra ela própria sobreviver, e para que o homem mostre que pode e vai cuidar da prole dela. Isso é claro, no mundo antigo. Mas como os corpos não acompanham a evolução da sociedade, os mecanismos ainda se mantêm como se estivéssemos a milhares de anos atrás.

No homem qualquer traço que demonstre que ela tem saúde, que pode procriar, que vai cuidar ou tem condição de cuidar da prole, que vai se envolver só com você, e tudo que for também atribuída a submissão e saúde.

Então poderíamos citar timidez, ser boa mãe ou maternal (gostar de animais por exemplo), ser carinhosa, um corpo bem trabalhado, lábios carnudos, tudo que tenha haver como uma maternidade saudável (quadris largos, peitos fartos, etc).

Nós não nos desenvolvemos muito nesse sentido. Então geralmente no caso do homem, isso é mais aplicado ao que aprendemos na mídia ou ao longo da vida. Até porque, também buscamos status, por isso vamos buscar as mulheres que são ditas como atraente.

Porque homens e mulheres sentem desejo sexual de forma diferente

Há três motivos pra isso: o químico, o genético, e comportamental (cultural), que na prática se misturam formando o comportamento geral no homem e da mulher.

Afinal todo ser humano é uma combinação do biológico (matéria prima do corpo) e o que o ambiente molda.

Diferenças químicas

Por natureza, homens e mulheres tem níveis diferentes de hormônios. Aqui já entra a primeira grande diferença. Tal diferença química favorece diferentes tipos de emoção em ambos.

A combinação dos hormônios masculinos o torna mais impulsivo, agressivo, inconsequente, mais suscetível paixão, segundo a sublimação freudiana teríamos mais energia e mais dificuldade de autocontrole.

Já os da mulher favorecem mais emoções mais introspectivas, como saudade, melancolia, nostalgia, por isso elas também são mais propensas a depressão, enquanto nós somos mais propensos a ansiedade.

É um mito que mulheres são mais emocionais que homens, a verdade é que nós só temos afinidade com tipos diferentes de emoções e sentimentos.

Além disso, por questão social, sempre tivemos hobbies interesses e comportamentos diferentes, nos vestimos de formas diferentes temos atenção e socializamos de formas diferentes pois a sociedade nos exige isso.

Comportamentos e nuances do ambiente também causam uma mudança química no nosso próprio corpo.

Então vamos agir e pensar de forma diferentes, não só pela química original que nosso corpo tem de diferente por natureza, como as mudanças químicas causadas pelo ambiente.

Além disso há reações em cadeia, se a testosterona causa impulso então ela também causa liberação de dopamina e adrenalina ao produzir um comportamento impulsivo (que são neurotransmissores que agem no cérebro, no caso da dopamina, causa prazer no sentido de êxtase, impulso, reforça comportamentos, assim como é um mecanismo de ação como adrenalina).

Já se os femininos favorecem a nostalgia e afeto por exemplo, então a liberação de oxitocina e serotonina é mais fluída pra mulheres no dia a dia, que é uma forma de prazer também, todavia mais ligado ao bem-estar, como quando você recebe um elogio ou um abraço por exemplo.

Diferenças evolutivas/genéticas

O princípio é o mesmo, mas o resultado diferente. Nós humanos, temos o que é chamado de reflexos incondicionados ou comportamentos filogenéticos.

São comportamentos que foram colocadas em nós a nível genético por situações do cotidiano, é inato do ser humano.

Comportamentos que em uma época remota e primitiva tiveram a função de nos salvar de alguma forma, proteger a espécie e reprodução, bem como a seleção natural. Mesmo que a sociedade mude, eles já foram colocados nas leis de funcionamento do nosso corpo.

E segundo as ciências comportamentais, um comportamento desse tipo não pode ser retirado do organismo, pois faz parte dele.

No máximo podemos impedir de se manifestar. Como um leão ou pit bull que pode ser manso até ser colocado em risco ou passar fome.

No caso da sexualidade, ambos, homens e mulheres sentem atração e desejo com o fim de “sobrevivência e reprodução”. Então nossos comportamentos evolutivos relacionados a sexualidade, são todos focados em buscar traços que favoreçam isso (como é uma programação e portanto irracional, isso vale inclusive pra homossexuais).

Por exemplo, o homem sente desejo pelos seios grandes, porque produzem leite e podem amamentar sua prole (reprodução).

A mulher sente atração por homens cabeludos, por que passa saúde e mostra que ele tem muita testosterona (reprodução). Mas perceba que as condições não eram as mesmas pros dois naquela época.

Por exemplo, a mulher dependia que o homem fosse capaz de caçar pra sustentar sua prole (daí a atração por homens fortes fisicamente ou sentir atração por homens bem sucedidos), elas precisavam ter o líder, pra ter uma vida melhor e para o alpha proteger ela dos outros homens (daí a competitividade feminina, a atração por homem dominante, etc).

Já os do homem buscam mais aspectos que vão criar uma prole saudável, que cuide da prole, que não flerte com outros homens (pois isso poderia ser sua morte no mundo antigo). Daí nossa atração por mulheres tímidas, com traços de “vigor” físico, de buscar a “boa mãe”, e todos esses “arquétipos”. Da mesma forma, a mulher sempre foi um status pro homem.

Afinal, justamente pela pré seleção que é um dos mecanismos delas, isso poderia nos trazer mais mulheres (daí o motivo do porque o homem é tão visual e busca o ideal de beleza da época com mais vigor do que elas).

O social

Além das auto regras entenda que também aprendemos a gostar de coisas ao longo da vida. Daí o ambiente e cultura vão criar gostos mais individuais pra cada um.

A mídia é um influenciador que nos faz buscar certos traços bem como experiências individuais ao longo da vida. Esses podem inclusive ser contraditórios com os evolutivos (o que não os anula), mas podem nos fazer buscar.

E porque ela pode sentir atração repentina e perder?

Dito as coisas anteriores, supõe que você teve algo que instigou o desejo dela antecipadamente.

Provas sociais (que ativaram o instinto evolutivo dela), talvez ela gostou da sua aparecia porque ativou auto regras e gostos aprendidos.

Todavia, entenda que os comportamentos evolutivos são muito mais fortes e primitivos (embora, raro exista exceção).

Então seja lá qual mecanismo você ativou (pré seleção, sociabilidade, um gosto pessoal, etc), inicialmente o corpo dela entendeu que você é um candidato a ter um filho com ela (Ênfase no “o corpo”, fenômenos inconscientes), e isso resulta em atração e desejo, pois o corpo dela quer impulsionar ela pra você.

Uma vez que você cometa erros, o corpo dela entende como um alerta de perigo “você está indo por um caminho perigoso, ele não é um candidato adequado, se afaste, você está em risco”. O que resulta em aversão.

Se serve de comparativo, é exatamente o mesmo motivo do porque seu corpo causa ânsia de vômito ao cheirar uma fruta podre.

Antes de sermos dotados de razão, essa ânsia de vomito nos afastava de comer uma fruta podre e morrer com intoxicação alimentar. A mesma lógica se aplica aqui (ambos são comportamentos da mesma classe).

Renato Marques
Últimos posts por Renato Marques (exibir todos)

Entendi, mas o que eu faço agora?

Aprendi da maneira mais difícil que mesmo após ter entendido tudo o que está aqui, ainda sim é importante trabalhar o processo de sedução desde o inicio para ter sucesso com as mulheres.

Existem cursos presenciais de ótima qualidade mas que infelizmente possuem preços nem um pouco acessíveis, e portanto muitos homens que precisam desse conhecimento não vão poder ter acesso.

Como sei que é fundamental para ter sucesso com as mulheres aprender tudo sobre atração e sedução, digo por experiência própria que o curso do Bruno consegue te ensinar tudo o que você precisa saber para fazer qualquer mulher sentir fortes desejos por você.

Você vai perceber que os resultados do curso completo são bem mais satisfatórios do que aplicar uma única técnica por vez.

exclusivo