≡ Menu

Como Lidar Com As Pessoas Que Querem E Gostam De Te Humilhar

homem-evitando-bullies

Neste artigo será abordado um tema que recentemente é debatido e ainda permanece complexo, o bullying. O bullying por si só é extremamente prejudicial a sua saúde mental e vida social.

Neste post será falado sobre os danos, como evitar e quando você percebe que isso começou ou vai gerar um bullying futuro, basicamente como lidar com pessoas que querem te humilhar de alguma maneira.

Você deve agir sobre isso o mais cedo possível. Pois o bullying elimina comportamentos do seu corpo (o que diminuí sua capacidade de improvisar). Pode deixar traumas. Criar crise de ansiedade. Diminuí seu valor e autoconfiança. Pode até gerar transtornos psicológicos mais graves no futuro.

Como você percebe ou antecipa que será vítima de bullying?

Quando a pessoa diminuí seu valor perante outras ou começam colocar críticas em tudo que você faz ou fala e mais de uma pessoa se junta a esta contra você. Ainda que você faça ou fale algo interessante, isso é ridicularizado.

O bullying promove uma espécie de histeria coletiva. As pessoas começam agir em conjunto contra você.

No flerte do dia a dia, os “testes” que as garotas fazem parece um tipo de mini bullying, porém é algo menos intenso, mas com o mesmo propósito. Diminuir seu valor perante outras pessoas e se sentirem mais poderosas com isso.

Na vida adulta isso diminuí, mas ainda é comum que algum colega de trabalho faça isso pra te diminuir ou para puxar seu tapete quando estiver flertando com uma mulher. Então sempre esteja preparado pra isso.

Geralmente ele começa quando uma pessoa vê alguma fragilidade sua. Algo que sabe que te afeta.

Essa pessoa vai te criticar ou expor isso. Você é reativo (afetado), a pessoa vai se sentir bem com isso, as outras vão rir de você, então a pessoa que usou sua fraqueza usa de novo.

Isso vira um ciclo, as pessoas que se acostumaram com o fato de você não conseguir se defender e já esperam a próxima piada.

Com o tempo isso é generalizado, então a pessoa costuma usar outras coisas para te humilhar. Qualquer coisa que você diga ou faça vai ser usado contra você.

Geralmente a pessoa que já tem o habito de fazer isso, escolhe aquela que parece mais passiva. Que não sabe se impor ou fica tentando agradar.

Então o ideal é já cortar logo no início quando começarem tentar te desvalorizar.

Como reagir a essas humilhações

O primeiro erro é tentar parecer não se importar, ignorar ou rir com a pessoa. Assim fica óbvio que você está se intimidando e evitando confronto.

O segundo erro é mostrar que a crítica da pessoa te afeta e responder a crítica em si ficando nervoso, ofendendo a pessoa e coisas do gênero.

Também pode ser que você mostre ser muito passivo, sempre tente ser amigável, sempre tentar fazer mais do que é sua função. Ser muito bonzinho mostra que você é fraco.

Seja desapegado, seja irônico, seja sarcástico, seja direto, assertivo e firme.

Em vez de ser passivo. Tente dar uma resposta que mostre que sua confiança não foi abalada.

Se uma garota faz uma crítica direta ou zoa com alguma coisa em você. Você poderia dar a resposta quase universal. “Ah, que pena que pensa assim. Pena que não ligo”. Mas diga de forma calma, até sorrindo pra mostrar que é ridículo ela achar que tem direito a opinar sobre você. Depois saia.

Ou “Poxa vida, sério? Pena que sua opinião não importa”. Jamais esqueça o sorriso e a calma.

Responda com algo de humor que faça as pessoas rir da pessoa que te criticou. Bullying reverso.

Você poderia dar uma resposta como “Falou o…” (e usar algum apelido que denote alguma característica da pessoa que você consegue zoar ou que a pessoa pareça ter fragilidade nisso).

Tente ser engraçado nessa pro povo ao redor rir. Pode dar um apelido e mandar a pessoa ficar quieta porque você está ocupado.

Note que sempre deve parecer calmo e debochar da pessoa que te zoa. Nunca uma ofensa direta. Você deve soar engraçado e confiante pra quem vê. Não rir com a pessoa da sua própria situação, mas satirizar a pessoa que tentou zoar você.

Isso demanda certa habilidade em improviso. Mas se notar que começou um padrão, você pode começar a zoar a pessoa primeiro e colocar ela na defesa.

Alternativamente, uma solução mais precifica seria cortar laços completamente pra que mesmo sem resposta vejam sua frieza. Se a pessoa vem conversar com você a ignora e sai.

Dá respostas curtas ou mono silábicas. O corta logo quando tentam interagir. Mas não sente emburrado no fundão ou sozinho, esse é outro erro.

Corte essa pessoa e vá conversar com outra (se não tiver apenas sai do local). Comece a puxar assunto com desconhecidos ou pareça ocupado com algo. Na verdade um “estou ocupado pra conversar com você agora, mais tarde” já serve.

Seja mais firme, saiba dizer não

Se você já fez o que precisava e alguém pediu pra fazer mais. Diga “Não. Eu já fiz minha parte” não tente ser pró ativo o tempo todo.

Nunca, jamais, faça algo que sabe que outra pessoa pode fazer sozinha, principalmente pra mulheres! Pro inferno com cavalheirismo, reserve isso pra sua esposa, namorada e olhe lá. As outras têm mãos, façam suas coisas sozinhas.

Saiba ignorar. Se você deu uma resposta dessa você não espera uma reação. Diga e saia.

Afaste-se dos principais que querem te humilhar. Principalmente se ainda não está preparado pra dar respostas boas. “É melhor pensarem que você é um idiota, do que abrir a boca sem pensar e darem certeza disso a eles”. Então cuidado com o que faz.

Antes de fazer ou dizer algo que chame atenção, pense nas formas que podem usar isso contra você e antecipe.

Não ande sozinho

Monte seu grupo. Você é alvo por estar só. Então faça amizades com outras pessoas e socialize com todo mundo. Até porque na hora do “duelo de bullying” você terá pessoas com você.

O “valor atrativo” não vale só pra mulheres, mas para ter respeito dos homens também. Então apareça socializando com muitas pessoas ou tenha um grupo que realmente te respeita (de 5 ou 7 pessoas por exemplo). Não fique em grupos que você é a pessoa de menor valor.

Outra forma de lidar com humilhações é quando fizerem uma piada e as pessoas rirem. Se mantenha sério e diga quando as pessoas pararem “eu não achei graça”. Encare nos olhos a pessoa e não desvie.

Deixe o clima ficar tenso

Se estiver confiante em sua habilidade de improviso fique em guarda pra zoar a pessoa se ela responder com um “mas eu achei”. Ou ainda poderia acrescentar rápido. “Fiquem a vontade pra rirem entre si, eu tenho mais o que fazer. Até”.

Por fim conheça suas armas. Se não é capaz de duelar numa briga de bullying, você não tem valor ou controle emocional. Use o que pode: ignorar, cortar, ser mais direto, construir valor, etc.

O bullying físico é mais complexo de lidar. Mas é um crime, você pode simplesmente denunciar. Na vida adulta isso não ocorre já que agressão física pode ser levado a justiça.

Bullying ainda é tratado como desdém. Mas se você fala em agressão a moral, processo e outras coisas do gênero vai mostrar que a situação é mais seria do que parece.

Você sempre pode buscar ajuda de autoridades locais. Seja sagaz. Se a professora, diretor, chefe de trabalho, a própria pessoa que faz essas coisas deu bandeira, deixe um gravador a disposição.

Depois mostre “Eu já conversei com alguns advogados, se eu te processar é causa ganha, sabia? Sabia que pena pode chegar até (e cite a pena máxima)”. Não tenha medo de jogadas arriscadas assim.

Renato Marques
Últimos posts por Renato Marques (exibir todos)

Entendi, mas o que eu faço agora?

Aprendi da maneira mais difícil que mesmo após ter entendido tudo o que está aqui, ainda sim é importante trabalhar o processo de sedução desde o inicio para ter sucesso com as mulheres.

Existem cursos presenciais de ótima qualidade mas que infelizmente possuem preços nem um pouco acessíveis, e portanto muitos homens que precisam desse conhecimento não vão poder ter acesso.

Como sei que é fundamental para ter sucesso com as mulheres aprender tudo sobre atração e sedução, digo por experiência própria que o curso do Bruno consegue te ensinar tudo o que você precisa saber para fazer qualquer mulher sentir fortes desejos por você.

Você vai perceber que os resultados do curso completo são bem mais satisfatórios do que aplicar uma única técnica por vez.

exclusivo