≡ Menu

Exercícios para perder a timidez rapidamente

com-ser-criativo

Certamente uma das coisas que mais atrapalha o homem em seu desenvolvimento social é a timidez.

Com isso ele recua diante oportunidades, se diverte menos e muitas vezes pode sentir que não é capaz de fazer amizades ou flertar sozinho.

Por isso neste post vamos passar alguns exercícios e dicas para perder a timidez rapidamente.

Entendendo a timidez

A timidez vem por três fontes principais.

1 – Baixo repertório comportamental: Nosso organismo tem registros de nossos comportamentos padrões pra lidar com diversas situações.

Se temos um uma gama pequena de comportamentos disponíveis (reações, respostas, assuntos pra conversar, experiência naquele ambiente, voz baixa, etc). Você vai se sentir retraído, por não ter recursos pra lidar com aquilo.

2 – Baixa capacidade de improviso: Segundo a lógica anterior. Se você tem poucos comportamentos registrados no corpo então o corpo é obrigado criar comportamentos pra lidar com a situação. Logo, você se torna menos espontâneo por não poder reagir rápido.

3 – Registros negativos: Você sofreu bullying, teve experiências ruins no passado ou outra coisa que deixou uma marca negativa no psicológico.

Então seu corpo reage com emoções negativas te impedindo de socializar (seu corpo ver interação social como perigoso). Da mesma forma, pode registrar crenças disfuncionais (como achar que estão te julgando ou que você não pode falar com fluidez).

Exercícios para perder a timidez

Treinar abordagens casuais: Sempre que tiver a oportunidade, você vai puxar uma interação com alguém (seja no ônibus, na fila do supermercado, etc), pode ser desde perguntar as horas ou informações.

Fazer um comentário sobre algo (por exemplo falar casualmente sobre um lugar que o ônibus passou). Também dê bom dia pra desconhecidos na rua. Enfim, você entendeu.

Qualquer tipo de interação. Isso ajuda aos poucos seu corpo entender que não é perigoso socializar.

Treinar transições: Seguindo a dica anterior, procure e planeje brechas pra mudar esse assunto para outro. Use um “isso me lembra” ou “estou perguntado isso porque…”, ai você cria uma história que possa render assunto.

Pode pedir um conselho sobre um presente pra uma priminha sua ou pedir dicas de algum bom lugar pra dar um role na cidade por exemplo.

Escreva um repertório: Pegue um caderno e tire horas do seu dia pra anotar possíveis histórias interessantes suas. Fazer um mapa de como um assunto pode se ligar a outro. Listar possíveis formas de abrir conversas e as transições. Bem como piadas e comentários.

Isso impede que seu corpo precise improvisar, pois ele já tem planejado o comportamento.

Logo, fica mais fácil interagir. E com o tempo, esses comportamentos serão registrados. E com mais comportamentos registrados, mais material seu corpo tem pra criar comportamentos novos (logo, você fica mias extrovertido).

Treine linguagem corporal + energia fria: Use o que foi ensinado no post sobre linguagem corporal masculina na atração diariamente, em todas as pessoas que interagir, 24 horas por dia.

Isso por si só ajuda você se soltar. Use energia fria a princípio. Pois ansiedade é um aspecto da energia quente. Assim você aprende autocontrole das emoções.

Use recursos realísticos pra interagir: Passe a fazer tudo que incomoda uma pessoa tímida. Faça ligações pra conversar, faça chamadas de vídeo, use áudios, grave stories, etc.

Assimilação de ganchos: Imagine que está conversando com alguém, pegue um livro, abra em uma página aleatória.

A primeira palavra que você ver, você tem que criar um gancho pra alguma memória sua ou criar um assunto a partir disso. Isso melhora sua amabilidade me improviso em improvisar assuntos.

Treine sua voz: Pegue um microfone com gravador e converse. Ouça como está sua a voz e tente melhorar ela. Pra isso tente respirar mais profundamente antes de cada palavra. Abrir mais a boca.

Soltar projetando ela pra fora. Tente também falar baixo mas de forma grave e precisa. Vá testando no microfone como fica sua voz. Uma boa oratória te deixa mais confiante, pois lhe dá uma certa sensação de poder por ser um recurso a mais em seu repertório.

Ligação aleatória: Ligue pra qualquer pessoa aleatoriamente e tente puxar um assunto. Como “Hey, é a Sheila? Não? Bom, tanto faz. Eu só ia pedir uma recomendação de livro. Eu vou comprar um pra uma amiga, aproveitando que está na linha, conhece algum?”.

Ai você tenta conversar com a pessoa pra ver se consegue uma indicação. Você pode dizer que está com pressa pra convencer a pessoa te ajudar.

Enfim, se for difícil treinar pessoalmente, você pode usar o telefone pra fazer o mesmo esquema que faria pessoalmente.

Teste a atenção que recebe: Uma coisa que as pessoas tímidas sempre pensam é que estão julgando ela. Então fique um dia sem se arrumar, tomar banho, pentear cabelo e coisas do gênero e vá a algum lugar que não vai com frequência.

Alternativamente você pode apenas estar desarrumado ou desleixado. O que quero que perceba nesse dia é que, da mesma forma que você está preocupado com sua imagem, as pessoas também estão com as delas, então estão ocupadas de mais pra julgar você. Certamente fazer essa experiência uma vez ou outra vai ajudar você a relaxar.

Exclua muletas verbais: Diminua gesticulações, fale mais devagar de forma lenta e pausada, olhe nos olhos, e exclua palavras do tipo “Ai…” ou “e…” ou “tanto faz”.

Essas palavras que servem pra prolongar seu tempo pra ter o que pensar ou pra evitar uma decisão.

Simplesmente dê uma pausa enquanto pensa ou se decide. Isso passa a imagem de insegurança pra pessoas e pra você mesmo, pois reforça pra você que você não sabe socializar.

Treine o jogo interno diariamente (usando fantasia): O “Jogo interno” são seus aspectos emocionais. Antes de sair ouça músicas que te faça se sentir poderoso se imagine assim.

Medite criando um mundo de fantasia se imaginando com muitas mulheres e as pessoas encantadas por você. Lembre das transas boas que teve.

Se imagine beijando uma garota ou alguma memória que estava confiante (no percurso do lugar pra onde está indo).

Isso ajuda a ficar confiante e reduz o efeito das emoções negativas. Mas lembre-se: Não é pra sonhar acordado, é pra ser detalhista ao ponto que sinta que aquilo é real. Assim terá efeito sobre você.

Autossugestão: Áudios auto hipnóticos antes de dormir também ajuda (áudios com autoafirmações, não sons binaurais). Outra forma seria antes de dormir ou logo após levantar, pegar um terço de 45 contas ou mais.

Relaxar, limpar a mente, e enquanto respira em tempos de 4 segundos, prende 4 segundos e expira por 4 segundos, você firma a mente na imagem de você se socializando bem enquanto faz afirmações (“eu sou sociável” ou “as pessoas gostam de estar perto de mim” ou “Eu posso lidar com qualquer situação” ou “eu tenho um brilho único e as pessoas me admiram”)

Atenção plena: Quando estiver ansioso em um lugar. Respire nos tempos de 4-4-4 e preste atenção ao momento presente. Focando em cada um dos 5 sentidos. O que vê com os olhos, as sensações do corpo, o barulho do ambiente, etc. Isso cancela a fobia social.

Faça desafios: Monte um cronograma de treinamento (como abordar 6 pessoas por dia, tendo 3 transições, durante 15 dias por exemplo). Isso facilita criar uma meta. Com o tempo tente passar todas as fases do flerte.

Em casos graves onde há reações como quedas de pressão, fobias, etc. Convém buscar uma terapia psicológica de natureza comportamental (teoria cognitiva comportamental ou analise comportamental).

Renato Marques
Últimos posts por Renato Marques (exibir todos)

Entendi, mas o que eu faço agora?

Aprendi da maneira mais difícil que mesmo após ter entendido tudo o que está aqui, ainda sim é importante trabalhar o processo de sedução desde o inicio para ter sucesso com as mulheres.

Existem cursos presenciais de ótima qualidade mas que infelizmente possuem preços nem um pouco acessíveis, e portanto muitos homens que precisam desse conhecimento não vão poder ter acesso.

Como sei que é fundamental para ter sucesso com as mulheres aprender tudo sobre atração e sedução, digo por experiência própria que o curso do Bruno consegue te ensinar tudo o que você precisa saber para fazer qualquer mulher sentir fortes desejos por você.

Você vai perceber que os resultados do curso completo são bem mais satisfatórios do que aplicar uma única técnica por vez.

exclusivo