≡ Menu

Como Falar Corretamente E Se Expressar Bem

falar-corretamente-e-se-expressar-bem

Uma habilidade básica de socialização é capacidade de se expressar bem e falar corretamente.

Essa habilidade é usada em diversas situações. No emprego e na vida acadêmica pra passar suas ideias e se destacar. Quando for lidar com grupos será necessário para que consiga atenção.

E até mesmo no namoro será usada pra discutir a relação e afirmar seu ponto em diversas situações. Neste artigo vou explicar em detalhes como falar corretamente e se expressar bem em qualquer situação.

Quais as consequências de não saber se expressar?

Redução de valor: Se você não se expressa bem, não é capaz de falar de forma potente, clara e entendível.

Ou comete muitas falhas ao se comunicar, isso é percebido facilmente pelas mulheres que tem uma inteligência social bem mais aprimorada que a nossa por questão cultural.

Isso conta como um valor inverso dos mecanismos atrativos, ou seja, causa repulsa ou desinteresse.

Mal entendidos: Se você não toma cuidado com a escolha das palavras, pode acabar por usar ambiguidade e problemas.

Ou ainda se der margem pra um tipo diferente de interpretação, não tenha dúvida de que uma mulher nervosa ou dissimulada vai por entonação na sua fala, subverter o que você disse, e quando você tentar consertar ela não vai aceitar.

Não ser ouvido: Em ambientes barulhentos ou onde há outras pessoas mais populares, o que você diz pode ser simplesmente ignorado. A atenção flui pra quem se expressa melhor.

Dificuldade de se impor: Se você não tem uma boa habilidade de comunicação e não tem o habito de se expressar, quando for necessário se impor, você pode soar agressivo, por tonalidade de forma não intencional, entre outras nuances que pode levar a resistência ou incompreensão da outra pessoa.

Sociabilidade geral: Se você se expressa com frequência e atinge bons resultados você acaba tendo segurança em falar.

Então você se tornará mais hábil em contar histórias e abordar pessoas pelo simples fato de ter confiança nas suas habilidades. O inverso disso causa timidez e te torna mais receoso ao se comunicar.

Como falar bem e se expressar corretamente

Projete sua voz: Ter uma voz potente é fundamental. Isso porque uma pessoa com voz baixa passa insegurança, a foz potente é mais persuasiva e convincente. Além disso é mais clara e chama mais atenção.

Para ter uma voz potente e clara respire fundo antes de falar. Localize o diafragma em seu corpo, e use ele pra soltar as palavras (como se sua voz viesse da barriga, subindo pelo pescoço e lançada pra fora).

Quando você falar, em vez de simplesmente soltar o som, veja a distância das pessoas até você, e projete a voz como se lançasse a voz, controlando a altura. Faça esse exercício diariamente mirando em objetos.

Quando falar, aumente o nível das vibrações das cordas vocais, e abra a boca articulando cada letra de cada palavra. Se treinar vai aprender projetar de forma instintiva.

Ritmo: Um erro muito comum é falar com pressa ou ainda sem pensar. Nisso que as pessoas acabam soltando palavras ambíguas que levam a mal entendidos.

Então tente coordenar o ritmo da sua fala e gestos. Fala de forma firme e devagar. Não precisa falar alto, mas fale de forma potente como citado. Enquanto fala, repense cada palavra que vai dizer antes de passá-la pra boca.

Sua fala vai ficar alguns segundos mais lenta, mas permite articular bem as palavras e permite não soltar coisas que podem ser usadas contra você. Também evita uso involuntário de tonalidade.

Observe as normas de português: Vírgulas, pontos, a quem certo substantivo está se referindo, ligação direta e indireta, funções de linguagem, uso de artigos, coerência e coesão, etc. Enfim, o básico da interpretação de texto.

Você deve se lembrar da época do colégio onde por exemplo, havia uma frase e você ficava em dúvida a quem um certo substantivo se referia ou dúvidas sobre uma questão simples de interpretação de texto onde duas respostas pareciam verdadeiras.

Acontece que principalmente quando você conversa por WhatsApp as pessoas vão interpretar sua fala da forma que parecer mais óbvia. As pessoas não vão ter cuidado de avaliar essas normas.

Então tome cuidado para ver se sua fala pode ser interpretada de mais de uma maneira por um leitor descuidado.

Porque tenha certeza, que uma mulher irritada ao se deparar com uma fala ambígua ou que meramente possa ser interpretada de uma maneira ruim, ela vai interpretar da pior fora, ainda colocar tonalidade na sua fala e te culpar por isso.

Então cuidado com a ordem das palavras, se há ambiguidade, se o uso da tonalidade pode ser acrescentado pelo leitor/ouvinte, com os erros de português (me refiro a vírgulas, uso correto do substantivo, artigos e funções linguísticas).

Enfatize: Durante a fala, se você estiver defendendo uma ideia, mas uma frase especifica ou uma fala especifica que vai unir todo o discurso. Enfatize isso com um gesto levantando o dedo, mudando o tom, olhando mais firmemente nos olhos, etc. Do contrário, as pessoas verão o pensamento geral, interpretando até em forma oposta o que você disse.

Use assertividade: Um elogio sincero e empático, depois a critica dura revelando o pensamento, claro, quando necessário.

Evite apontar, culpar, ou afrontar com palavras. A menos que esteja se impondo, organize as palavras: se você vai dizer por exemplo que a pessoa deveria parar de fazer um hobby pra fazer um dever.

Você não vai dizer “Você está sendo irresponsável” ou “deixa isso e vá fazer”, em vez disso poderia dizer “Eu estava lembrando que tinha aquilo pra você fazer, não seria melhor fazer logo?”

Enfim, use falas de teor apaziguador. Enfatize que é sua visão ou falas de empatia como “eu entendo que”.

Controle geral: linguagem corporal, expressões faciais, intensidades e entonações das palavras. Quando for passar uma ideia, tenha em mente todos esses fatores e como pode usar cada um.

Tenha em mente a ordem: Premissa, desenvolvimento e conclusão. Além da coesão e coerência entre as falas.

Saiba ouvir e usar pontos da fala dos outros: Se você não conseguir criar uma ligação entre sua fala e o ponto específico da fala do outro, provavelmente será interpretado errado.

Eles vão pensar “porque ele está falando isso, deve ser por isso” (e vão supor porque você teve aquela fala).

Se aprimore: Melhorar nas nuances da língua portuguesa (estudar), ler (em especiais livros de filosofia que mostram como organizar ideias), escrever (textos curtos dissertativos), treinar fala solitária (elabore como passaria uma ideia e treine falando sozinho com tudo que aprendeu aqui).

Renato Marques
Últimos posts por Renato Marques (exibir todos)

Entendi, mas o que eu faço agora?

Aprendi da maneira mais difícil que mesmo após ter entendido tudo o que está aqui, ainda sim é importante trabalhar o processo de sedução desde o inicio para ter sucesso com as mulheres.

Existem cursos presenciais de ótima qualidade mas que infelizmente possuem preços nem um pouco acessíveis, e portanto muitos homens que precisam desse conhecimento não vão poder ter acesso.

Como sei que é fundamental para ter sucesso com as mulheres aprender tudo sobre atração e sedução, digo por experiência própria que o curso do Bruno consegue te ensinar tudo o que você precisa saber para fazer qualquer mulher sentir fortes desejos por você.

Você vai perceber que os resultados do curso completo são bem mais satisfatórios do que aplicar uma única técnica por vez.

exclusivo