≡ Menu

O Que É Ser Uma Pessoa Culta

o-que-e-ser-uma-pessoa-culta

Certamente vocês já devem ter ouvido uma mulher elogiar um homem dizendo que ele é culto. Geralmente citando essa entre as diversas qualidades que ela observou.

Mas você provavelmente viu um brilho no olhar dela quando citou essa característica.

Também já deve ter ouvido falar que certas mulheres se apaixonam pela “inteligência”. Enquanto outros reclamam que os “nerds” são os mais excluídos.

Neste artigo irei me aprofundar sobre o que é ser uma pessoa realmente culta e como se tornar uma.

O que é uma pessoa culta para as mulheres?

Um homem culto para elas é aquele que tem muito a oferecer em termos de “ser interessante”. Ele tem algo a somar pra ela.

Com ele, ela aprende coisas novas de formas empolgantes o tempo todo. O cara culto sempre traz pra conversa um tema interessante (que ela gosta de falar sobre).

E tudo de que ela gosta esse cara parece conhecer um pouco. Logo ela se empolga, “tenho alguém para conversar sobre os assuntos que eu gosto”, ela pensa.

Esse cara parece ser bem vivido. Tem mente aberta. Conhece de tudo um pouco.

Mesmo que ele não domine o assunto que ela gosta, ele se interessa pelo que ela fala, não se perde em meio o raciocínio da garota, e com o resto da sua bagagem sempre tem algo a acrescentar, algo que a garota gosta de ouvir.

Essa é diferença do nerd. Que tenta parecer inteligente, corrige a garota é arrogante e não sabe medir se a informação que deu é útil ou não.

Essa falta de tato social que transforma o “culto” em “nerd”. Prefere perder a garota do que deixar de abrir a boca.

Algumas garotas mais papo cabeça, que gostam de temas complexos como situações sociais, filosofia, ciência, psicologia, filmes clássicos, literatura, história, entre outros se sentem extremamente incomodadas com certos caras (e outras mulheres também) a qual elas querem conversar sobre o tema preferido, e ele(as) ou não gostam ou não conseguem acompanhar o raciocínio delas.

Algumas ao ponto de ficarem reclusas de conhecer novas pessoas. “Só vou me aproximar com quem tem algo a me somar” é uma fala bem comum.

Alguns temas têm forte impacto no senso de identidade da garota (como um autor de livros ou filmes). Fãs de Harry Potter por exemplo são fãs até a raiz.

Quem defende a filosofia de Nietzsche vai abominar moral. Então se conseguir entrar no mundo dela, o conforto gerado vai ser absurdo.

Mas, perceba. Ser culto significa ser interessante, mente aberta, ter muitas informações, ser eclético em termos de gosto. Mas não ser arrogante, crítico, invasivo aparecido, ou sempre tentar mostrar que é sabichão.

Em outras palavras o truque é conhecer um pouquinho de cada coisa, ter muitas curiosidades e saber usar na hora certa. Na dúvida, deixa ela começar alguns tópicos, ver o que ela gosta e se empolga mais, só então acrescente seus ganchos.

Embora não vai se interessar vendo o conhecimento que tem, o que vai fazer ela gostar de você de fato e vê-lo como culto, é a forma como alimenta a conversa com os tópicos. Não necessariamente o que você sabe.

Não tente der explicações longas. Não a corrija. Mas use comentários interessantes. Não tente debater (principalmente se for um tema que é fácil se exaltar) mas mude de assunto pro tema que os dois gostam de falar e o alimente.

Os fluxo das conversas deve se contribuindo com informações de ambos os lados.

Como se tornar ou parecer culto?

Inevitavelmente você vai precisar se esforçar um pouco e tentar buscar temas que sejam considerados de pessoas cultas (porque sim, tem esse estereotipo. E você vai ver que a maioria que se julga culta ou dá valor a isso, gosta dos mesmos temas).

Então é bom você acrescentar coisas assim ao seu repertório. Verá que alguns são complexos de mais. Outros talvez você até goste. Os complexos busque resumos ou documentários. Para ao menos não parecer ignorante na conversa.

E sempre você pode dizer “esse não é o cara…” ou “sobre esse cara lembro de ter visto…” Assim saberá ao menos um pouco.

Literatura: Procure sobre os mestres de cada gênero, os mais famosos na cultura pop. Leia ao menos um livro ou conto de cada um e pesquise sobre os autores.

Alguns bons chutes seriam o Edgar Allan Poe, Agatha Christie, Lovecraft. Stephen King, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Lewis Carroll (e pelo menos leia um livro de Senhor dos Anéis ou Harry Potter que com certeza você flertará com algumas dezenas que gostam).

Pode pesquisar outros, mas esses com certeza são populares a ponto de já ser um bom arsenal.

Filmes: Existem filmes que são clássicos, e nunca deixam de ser assunto no meio cult. Edward mãos de tesoura, Precisamos falar sobre Kevin, O grito, o chamado, invocação do mal, a sociedade dos poetas mortos, laranja mecânica, Coraline.

Procure clássicos, seja do terror, sobre psicologia ou temas sociais.

Assista canais de curiosidades: Assista canais de curiosidades no Youtube, documentários, resumos, teorias sobre os autores.

Conheça temas holísticos: Sempre você vai topar com “a garota de humanas do incenso”. Então entenda de astrologia, ervas, pedras, etc.

Apenas cuidado, as mais científicas odeiam isso. Também procure sobre temas paranormais e alienígenas.

Conhecimento quase obrigatório: Série cosmos, uma odisseia no espaço (pra astronomia/física). Tente ler um pouco sobre arqueologia também. As mais interessantes como a asteca e egípcia.

E pelo amor de deus, tenha alguma noção de mitologia grega!

Sobre razão: Entenda ao menos minimamente (embora seja pedir muito), sobre alguns autores de temas que promovem debates. Como filósofos como Sócrates/Platão, Nietzsche, David Hume.

Ou psicólogos como Freud e Skinner. Conheça uma gota de filosofia, e você já será um diferencial na multidão. Só não se torne chato, ok? E só puxe o tema se ela gostar.

Política: Muitas não gostam do tema, mas tente entender um pouco, pois quem gosta vai puxar a posição da sua boca. Leia livros, com teorias sociais plausíveis de economistas e sociólogos.

Não com informações da web ou jornais. Bem como entender fenômenos como movimentos LGBTs, racismo e afins. Óbvio, tente ouvir os argumentos de quem é ativo pelos movimentos e tente entender de dentro a posição.

O que discordar, procure ler sobre a opinião de especialistas em vez de você próprio chegar a uma.

Conhecimentos valorizados socialmente: Alguns são valorizados por todas as pessoas como algo culto. Como vinhos, culinária, hábitos de países estrangeiros, normas de etiqueta, falar outra língua, etc.

Mas tenha certeza que este só impressiona as garotas menos cultas, e essas são fáceis de agradar. Tão pouco vai exigir que você seja culto, já que ela própria não é (então acaba sendo desnecessário).

Esse “pequeno Kit” engloba temas valorizados pelas pessoas ditas cultas. Se conhecer um pouco de cada um já não passará vergonha. Perceberá que alguns desses conhecimentos dão bons ganchos pra suprir a conversa se cair no silêncio.

Outros são empolgantes. Outros podem até ser usados para criar clima o usando o tema que ela gosta. Isso não só cria atração como gera conforto.

De novo, a forma correta de usar as informações é pra alimentar a conversa. Sempre no que tange a empolgação da garota. Não use temas que promovem debates e os evite. Foque nos gostos que vocês combinam.

Porque todo esse esforço?

Você alcançará conforto facilmente com ela quando seus gostos combinarem. Você terá mais tópicos a mão disponível.

Se gostar de certos temas específicos que é raro alguém entender, você será um destaque entre os homens.

Por fim, muitas coisas serão aplicadas a sua vida pessoal. Como os conhecimentos de filosofia que te ajuda se alto conhecer e pensar de forma mais clara por exemplo.

Renato Marques
Últimos posts por Renato Marques (exibir todos)

Entendi, mas o que eu faço agora?

Aprendi da maneira mais difícil que mesmo após ter entendido tudo o que está aqui, ainda sim é importante trabalhar o processo de sedução desde o inicio para ter sucesso com as mulheres.

Existem cursos presenciais de ótima qualidade mas que infelizmente possuem preços nem um pouco acessíveis, e portanto muitos homens que precisam desse conhecimento não vão poder ter acesso.

Como sei que é fundamental para ter sucesso com as mulheres aprender tudo sobre atração e sedução, digo por experiência própria que o curso do Bruno consegue te ensinar tudo o que você precisa saber para fazer qualquer mulher sentir fortes desejos por você.

Você vai perceber que os resultados do curso completo são bem mais satisfatórios do que aplicar uma única técnica por vez.

exclusivo