≡ Menu

Porque Me Sinto Inferior e Intimidado Com Relação a Outras Pessoas

porque-me-sinto-inferior-e-intimidado

Em algum momento da vida, a maior parte das pessoas passa por uma fase onde elas se sentem inferiores e intimidadas por outras pessoas. É como se a presença das outras pessoas travassem ela ou a deixassem acuada.

Logicamente, esse sentimento de inferioridade faz você se auto sabotar sem necessidade, e quase sempre essa avaliação negativa que você faz de si não é condizente com a realidade, pois sua interpretação foi com base nas suas experiências, o que observou delas.

Mas, tenha em mente que muitas coisas você não é capaz de perceber em suas próprias experiências. Se você der uma olhada em qualquer um dos outros artigos sobre flerte, você já vai notar que há muita coisa que ocorreram de baixo do seu nariz e você interpretou errado a vida.

Neste artigo você vai entender melhor porque você se sente inferior e como fazer para não se sentir intimidado por outras pessoas.

Porque me sinto intimidado e inferior

Esse tipo de desconforto geralmente ocorre por um sentimento de inferioridade, um pré julgamento da sua parte de que você não é merecedor da aprovação de uma determinada pessoa ou que aquelas pessoas não gostariam de você. Esse desconforto tem diversas origens que foram moldadas no seu subconsciente ao longo da sua vida.

Você tem crenças limitantes

Provavelmente você tem crenças erradas sobre a realidade. Como “mulher só gosta de homem rico” ou “um homem feio não pode conquistar uma mulher bonita, e aquela ali é de mais pro meu caminhãozinho”, “homem de pau pequeno não tem vez” ou ainda “muitas mulheres me rejeitaram porque sou gordo, então é melhor não tentar porque vou ser rejeitado de novo”.

Essas crenças limitantes que geralmente vem do senso comum, da sabedoria popular quase sempre estão erradas.

Além disso, é uma auto sabotagem. E quase sempre isso vem com algum complexo em relação a aparência ou por experiências passadas que foram traumáticas e distorcem seu julgamento.

Longe do “eu ideal”

Todos nós temos uma visão de algo que seria o ideal para nós. Pense agora, qual seria a versão mais perfeita de si mesmo? Você seria um astro do rock? Seria malhado? Um bom lutador? Um cara culto que dominasse X temas? Um bom cozinheiro?

Embora não possamos fazer milagres como ficar mais alto, há muitas coisas que você “gostaria de ser” e “pode ser” mas não faz por desleixo.

Quantas vezes você já disse “Eu gostaria de aprender tal coisa” ou “gostaria de fazer isso na minha aparência”, mas você nunca faz ou nunca corre atrás de aprender essas coisas?

Quando a gente está muito distante do que desejamos pra nós mesmos. Não vamos aprovar o que vemos no espelho.

Não vamos ter orgulho de ser quem não somos. E obviamente quando vemos outra pessoa que se auto admira vamos nos sentir intimidados.

Você não sabe o que fazer

Essa intimidação é algo equivalente a timidez ou fobia social. Esse medo, esse impulso de recuar, vem do fato de que você não sabe o que fazer.

Lhe falta habilidades sociais, você não tem nada planejado e não sabe como agir no improviso, logo se sente coagido.

Principalmente com pessoas que tem um status social maior (muito admiradas, atraentes, extrovertidas, etc). Você sente a divergência de habilidades e vai se sentir inferior com isso.

Medo da rejeição

O motivo do tópico anterior cria esse. Justamente por não ter habilidades sociais e portanto não ser capaz de criar amigos ou fazer sexo quando quiser, por quase nunca ser aceito, você acaba por temer a reprovação, já que não tem mais opções.

E cada rejeição é como se reforçasse as crenças limitantes. Além disso, pode trazer memórias antigas que você odeia.

Auto sabotagem por crenças limitantes, estar muito longe do seu eu ideal, não saber o que fazer e medo da rejeição (carência). São os principais motivos para alguém se sentir inferior ou intimidado.

Como deixar de sentir inferior

Para deixar de se sentir inferior com relação a outras pessoas é necessário reconhecer suas limitações pessoais e colocar em prática as mudanças as mudanças mentais e sociais necessárias para eliminar suas inseguranças.

Quebre suas crenças limitantes

Não importa se elas são condizentes com a realidade ou não. Se elas te limitam, elas te atrapalham. Independente delas, você terá resultados melhores.

Então busque histórias, motivacionais e tudo que for contra as crenças que te limitam. Isso ajuda a criar novas crenças mais úteis, pois você cria uma nova crença que anula a que te limitava.

Da mesma forma, busque a companhia de pessoas e lugares que fazem essas crenças mais úteis serem validadas.

Assim que as pessoas se aceitam como são e tem orgulho do que é imutável nelas. Da mesma forma, observe suas crenças disfuncionais e suas interpretações erradas da realidade (distorções cognitivas).

Recomendo que você leia este artigo sobre como acabar com auto sabotagem pois aqui eu escrevi em detalhes muitas causas da auto sabotagem e como elimina-las.

Busque seu eu ideal

Tente aprender as habilidades que te dariam orgulho. Busque os conhecimentos que você admira. Tenha um estilo que transmita sua personalidade. Treine pra ter o corpo que deseja.

Em outras palavras, invista em você. Recomendo que você leia este artigo aonde eu explico o porque o melhor investimento é em você mesmo e o que isso significa na prática para a sua vida.

Não fique sentado sem fazer nada, seja produtivo e tente trazer o máximo do seu “ideal” pra sua vida.

Entenda que não estou falando de “ser um cara rico” ou “ser de fato um astro do rock”, estou falando de você ser condizente com sua personalidade.

Você gosta de rock, admira guitarrista e acha que seria a coisa mais maneira do mundo ter uma banda e tocar num palco (ou pelo menos num bar). Ok então o que você fez até hoje que não aprendeu guitarra ainda?

“Ah, eu gostaria de ser malhado, mas sou gordo de forma que meu biótipo não permite”. Não vamos entrar no mérito de você consegue ou não.

Agora me diz, sua personalidade só se resume a “ser gordo”? Fora isso, o que mais você idealiza? Busque o que você pode fazer. Aos poucos você vai se admirar mais e olhar as pessoas de igual pra igual.

Seja mais positivo

Faça o equilíbrio interno. Faça meditações, fantasie, sempre se foque no que deixa numa emoções boas, revivas suas boas memórias sempre que possível.

Se manter pra cima é questão de auto domínio, de mudar os pensamentos e por consequência os pensamentos mudam a emoção.

Treine habilidades sociais

Sempre citamos que é bom anotar suas histórias, falas, ter vários scripts do que você pode dizer a mão. Assim você nunca fica sem o que falar.

Então vai sentir menos a pressão e ser menos intimidado. Quanto mais treina suas habilidades sociais, mais improviso, domínio de ansiedade e recursos você tem e tudo se tornará menos assustador.

Assim ganhando consequentemente coragem e ficando menos intimidado.

Obviamente, conforme você lida com muitos fracassos e trata isso como um jogo a qual você não se preocupa com a rejeição (afinal você vai ser rejeitado em muitas quantidades, mas seu foco será em aprender, a rejeição se tornará algo casual e te afetará menos), mais você deixa de se preocupar com o que os outros pensam.

E conforme tem sucessos, mais confiante você fica e mais você se auto admira.

linguagem corporal

Quando você se sente intimidado, você sente a tentação de falar mais baixo, de cruzar os braços, etc.

Faça o inverso, deixe o peito aberto, tente falar de forma mais imponente, etc. Sua linguagem corporal vai remodelar suas emoções e te dar mais coragem.

Renato Marques

Entendi, mas o que eu faço agora?

Aprendi da maneira mais difícil que mesmo após ter entendido tudo o que está aqui, ainda sim é importante trabalhar o processo de sedução desde o inicio para ter sucesso com as mulheres.

Existem cursos presenciais de ótima qualidade mas que infelizmente possuem preços nem um pouco acessíveis, e portanto muitos homens que precisam desse conhecimento não vão poder ter acesso.

Como sei que é fundamental para ter sucesso com as mulheres aprender tudo sobre atração e sedução, digo por experiência própria que o curso do Bruno consegue te ensinar tudo o que você precisa saber para fazer qualquer mulher sentir fortes desejos por você.

Você vai perceber que os resultados do curso completo são bem mais satisfatórios do que aplicar uma única técnica por vez.

exclusivo