Porque Minha Ex Quer Ser Minha Amiga


porque-minha-ex-quer-ser-minha-amiga

Uma situação não muito incomum é quando a mulher deseja terminar a relação, mas não quer cortar vínculos totalmente com você. Querendo manter o laço, mas apenas como amizade.

Tal situação pode ser angustiante pro cara, pois ele vai ir de amante, namorado, a um simples amigo. Provavelmente vai ver ela com outro e não poderia fazer muito. Alguns caras tentam levar isso a diante com a esperança de que um dia possam voltar a namorar.

Outros não se importam com isso, e talvez considerem que o namoro realmente não teria futuro, então perde toda expectativa de ficar com aquela mulher enquanto amante, sendo tranquilo pra ele ter ela como amiga. Mas em teoria isso é possível?

Se você já se perguntou algo como porque minha ex namorada quer ser minha amiga e ainda não tem ideia da resposta, nos próximos parágrafos você vai descobrir o porque e qual a melhor ação a se tomar.

Porque minha ex quer me manter como amigo?

No geral isso acontece porque de alguma maneira você perdeu o seu valor como um amante e mas ainda permanece como um cara legal, que ela realmente gostaria de manter como amigo, em alguns casos específicos uma ex namorada faz isso por motivos não muito agradáveis, como mantê-lo preso a ela caso ela precise.

Acabou a atração, mas se mantêm o conforto

O mais comum e provável que seja o seu caso. Provavelmente você cometeu muitos erros, mecanismos inversos do valor de atração. Então você perdeu toda a atração que ela tinha por ti.

Entretanto, ela ainda gosta da companhia, gosta da amizade e de conversar com você. Logo, ela não sofreria em te ter como amigo.

Ela não tem mais os sentimentos que uma mulher tem para com um homem, apenas gosta da companhia.

Ela perdeu a fé na relação

Tão provável quanto a primeira opção. Pode ser que ela tem sentimentos por você, que ela sinta atração ainda, e ainda sinta conforto, mas apesar de tudo isso, houve muito choque de ideias, discussões, estresse etc.

Por mais que aja afeto e atração, não há compatibilidade de ideias e de personalidade. Logo ela não vê mais futuro na relação.

Entretanto não quer romper totalmente o laço porque ainda tem sentimentos, ou seja, não foi uma decisão completa. Ainda dentro desse contexto, o próximo tópico é completamente ligado a esse.

Auto extinção

Um raciocínio inconsciente, mas um fato. Mas ela não está preparada pra te cortar da vida dela, todavia, ela quer se acostumar aos poucos com a separação, te deixando como amigo, e perdendo a atração e afeto por você de pouquinho em pouquinho, ate que você não represente mais nada pra ela.

Outra pessoa na jogada

Ela quer te manter por perto. Sente atração, sente conforto.

Mas tem um outro cara mais interessante por ai que ela quer ver o que ocorre com ele. E se não der certo, te tem por perto como segunda opção.

Te fazer sofrer

Sadismo puro. Ela sabe que você tem sentimentos por ela ainda. E pode guardar rancor por algo que fez.

Então quer te manter por perto pra te fazer sofrer vendo ela com outros homens.

Ela só não quer te tirar da lista de contratinhos de caras que tem interesse nela pra algo futuro caso um dia venha a calhar ficar com você de novo.

Existe amizade entre ex namorados?

A reposta é sim e não. E o que difere é o tempo e perspectiva dos dois, além de como a relação acabou.

Explicando melhor mesmo que a relação tenha acabado o corpo ainda não reconhece esse fato.

Há reflexos que foram condicionados esses se referem a todas as respostas orgânicas, excitação sexual, sentimentos, emoções, memórias automáticas que vem a mente, auto regras e crenças para com a quela pessoa, etc.

O fato é se você termina a relação, e fica perto da ex, durante um tempo o corpo dos dois estarão em extinção, tendo o natural impulso de reatar.

Vão sentir falta, vão sentir ciúmes, o tesão, as emoções, a atração, até mesmo a “permissão” pra tocar do corpo ainda estará ativa. Por mais que tenham acabado e racionalmente vocês estejam decididos a não se tocar, verá que o corpo dela permite mais avanços do que uma desconhecida.

Em outras palavras, mesmo que racionalmente o namoro tenha acabado. Pro corpo vocês ainda estão namorando. Então, as emoções, afetos, reflexos, desejo, memórias, tudo ainda fica presente por um tempo.

Conforme você continua perto da pessoa mas não fazem nada, o corpo dos dois começa a se acostumar com a nova realidade. A atração, o desejo de estarem juntos, as emoções, e memórias, saudade, vão ficando cada vez menos frequentes. Até que o corpo aprenda que aquela pessoa não é mais uma ou um amante e coisa entra no campo da amizade.

Claro, existem alguns detalhes a se considerar aqui.

1- Os registros corporais se mantêm ativos – Isso significa que aquela pessoa, embora seja vista como amigo ou amiga, ainda tem mais facilidade pra escalar toques pelo corpo.

Ou seja, se for pra seduzir a mesma pessoa, no quesito de toques é mais fácil escalar e isso não se perde.

Além disso as emoções estão registradas. Se uma das pessoas tentar reativar as emoções e registros de memórias (demonstrando valor, escalando conforto, conseguindo um beijo se quer) mesmo após um tempo de amizade, voltará tudo a tona.

2- Depende de como a relação acabou – veja bem, se a pessoa terminou por incompatibilidade de ideias, atração e conforto ainda existe.

Se foi porque perdeu a atração, e só existe o conforto agora. É uma questão de tempo até que tudo que foi conquistado seja destruído pela proximidade.

3- Se um dos dois lados ficar alimentando as memórias – lembrando do ex ou fantasiando com o ex mesmo estando em a amizade, a extinção dessas emoções e sentimentos não ocorre e se mantêm do mesmo jeito, pro corpo da pessoa que alimenta expectativa, eles ainda estão namorando.

4- Se as duas pessoas não se verem logo após o termino – O corpo das pessoas não vão passar sobre a fase de se acostumar, mas só deixaram de ser ativadas voltando tudo a tona no primeiro contato.

Em outras palavras, após o termino vai ter um sentimento latente de querer reatar por um tempo.

Se os dois continuarem se vendo sem fazer nada, esse sentimento/desejo e esfria e fica adormecido em uma amizade temporária, e quando qualquer coisa permitir uma reaproximação mais sexual, o sentimento descongela e volta.

Já no caso onde o cara some o sentimento latente de reatar ficar por um tempo. Ela esquece, e quando se virem de novo volta tudo com a mesma potência sem a necessidade de algo reativa-la.

Entretanto entenda, quando você deixar de vê-la após o término, é mais fácil reatar quando se encontrarem do que quando você continua perto, porque se você ficar perto sem fazer nada mantendo a amizade aparente, vai dar várias demonstrações inversas de valor, o que pode fazer ela te ver de fato como amigo, sendo difícil reaver os sentimentos antigos.

Então é possível uma amizade sincera com a ex namorada na situação onde a relação acabou muito mal. Nenhum dos dois tem interesse em voltar, e quem foi colocado na posição de amigo não se preocupa em demonstrar valor.

E claro isso deve partir das duas pessoas. Ainda que uma delas esteja determinada a não terem nada de novo, algum acontecimento pode evocar as emoções antigas.

Já numa relação onde uma das partes ainda tem interesse e alimenta esse interesse, ou essa pessoa tem traços de valor de atração que podem ser demonstrados naturalmente nesse caso não, pois qualquer coisa pode reaver os sentimentos.

Para haver uma amizade sincera, ambas as partes não podem alimentar as emoções antigas e nem desejo ou esperança de reaver.

E se nada for feito pra reatá-las, elas vão se congelar até que algo as reative.

Devo aceitar ser amigo da minha ex?

Depende se esse cara não a quer mais. Se ele está satisfeito com o término mas ele ainda acha a ex legal ele pode sim manter a amizade se desejar.

Ele vai sofrer ataques de ciúmes nas primeiras vezes que ver ela com outro. Mas se ele também buscar outras mulheres e não ficar se focando nela, uma hora irá esquecê-la e poderão ter sim uma amizade.

Agora se alimenta sentimentos por ela e não está satisfeito com o término, sem se dar conta vai impedir esse processo e vai apenas sofrer.

Nesse caso é melhor não, pois as emoções não vão sumir e você vai sofrer sempre que não puder estar com ela como amante.

Se quer reatar, só continue sendo amigo se puder tocá-la, escalar toques, relembrando momentos, tem como demonstrar valor e tudo que for aplicado ao flerte indireto, pra poder cutucar as emoções dela impedindo de sumir.

Se ficar só como amigo, principalmente quando ela está com outro e você não pode fazer esse processo do flerte indireto. Seu valor cai, e vai ser uma friend zone garantida, pois você vai matar até o sentimento adormecido com demonstrações inversas de valor.

Se é um caso onde você não pode ficar reescalando toques, reativando as memórias e emoções mas a quer de volta, é mais interessante sumir um tempo, focar na sua vida, sair com outras mulheres, dar provas sociais, etc.

E voltar a flertar com ela quando a poeira baixar. Assim ela tem mais chance de reaver a decisão, pois tudo voltará a tona nos primeiros reencontros.

Renato Marques

Ola me chamo Renato Marques. A alguns anos atrás passei por problemas pessoais e amorosos. Trabalhei para melhorar minhas relações pessoais e cheguei a conclusão de que muitos homens não desenvolvem seus relacionamentos adequadamente por falta de conhecimento adequado. Hoje compartilho o que aprendi enquanto continuo desbravando as mecânicas da sedução.

Posts Recentes